O cotovelo é uma conexão curva que serve para assegurar a mudança de direção de fluídos em tubulações nas indústrias de modo confiável sem precisar criar novos encanamentos. As extremidades são chanfradas para receber a solda de topo e garantir o fluxo em ambientes agressivos e de alta pressão. Existem cotovelos de duas curvas específicas: curva de 45° e curva de 90°.
A curva 45° é uma conexão em formato de tubo com um ângulo de 45°. Esse tipo de cotovelo tem como principal função mudar a direção da tubulação, oferecendo menor perda de carga se comparada ao joelho, além de suportar maiores pressões e melhorar o fluxo do fluido. A curva 90° é uma conexão em formato tubular com um ângulo perpendicular (90°). É uma peça fundamental que serve de “plug” para os canos que carregam substância variadas, permitindo a conexão eficiente. Além disso, ela também permite que os fluidos cheguem a mais extensões de maneira segura.
PROPRIEDADES DOS COTOVELOS
a) Bitola: Diâmetro de ½ até 24 polegadas; conforme estabelecido em cada norma.
b) Classe (LBS/SCH): Soquete, até 9000#; roscado NPT, até 6000#.
c) Raio e Grau: Cotovelo 45° e 90°.
d) Normas Construtivas: ASME B.1.20.1, ASME B16.11, EEMUA 146, BS, MSS SP, ETC.
e) Tipo e acabamento: Roscado NPT, Soquete (SW), União Capilar (FUC), BW.
f) Materiais: Aços Carbonos, Aços Inoxidáveis, Aços Ligas, Cobre Níquel, Ligas de Níquel, Duplex, Super Duplex, Hiper Duplex, ou conforme necessidade do cliente.
g) Classe de pressão: 2000, 3000, 6000, 9000.
h) Acabamento Superficial: Conforme necessidade do cliente.