As curvas, ou cotovelos, são os acessórios mais usados entre todas as conexões tubulares. Elas fornecem flexibilidade para alterar a direção do tubo e do fluxo. Existem curvas disponíveis principalmente em dois tipos de padrão 90° e 45°, apesar de haver a possibilidade de elas poderem ser cortadas em qualquer outro grau. As curvas também estão disponíveis em dois tipos de raio: raio curto (1D) e raio longo (1,5D), conforme exposto a seguir:
a) Cotovelo 90°: Ele é instalado entre os tubos para alterar a direção da tubulação em 90°. Está disponível em formato de raio longo e curto.
b) Cotovelo 45°: Ele é instalado entre o tubo para alterar a direção do tubo em 45°. Está disponível em formato de raio longo e curto.
c) Curva de Raio Longo: Na curva de raio longo, o raio da linha central é 1,5 vezes o diâmetro do tubo (tamanho nominal). São usadas em tubulações por conta da menor perda de carga em relação à curva de raio curto, porém necessitam de um maior espaço para instalação.
d) Curva de Raio Curto: Na curva de raio curto, o raio da linha central é do mesmo tamanho nominal do tubo, mesmo diâmetro da tubulação. São usadas em aplicações de espaço limitado, porém apresentam alta perda de carga devido à mudança repentina na direção do fluxo.
PROPRIEDADES DAS CURVAS
a) Bitola: Diâmetro de até 6 polegadas, ou conforme estabelecido em cada norma.
b) Classe (LBS/SCH):
• SCH 10, 40/STD e 80/XS: Diâmetro de até 6×4 polegadas;
• SCH 160 e XXS: Diâmetro de até 3 polegadas.
c) Raio e Grau: Não se aplica.
d) Normas Construtivas: ASME B16.9, MSS SP, ETC.
e) Tipo e acabamento: Plano, Bisel (BW) e Roscado.
f) Materiais: Aços Carbonos, Aços Inoxidáveis, Aços Ligas, Cobre Níquel, Ligas de Níquel, Duplex, Super Duplex, Hiper Duplex, ou conforme necessidade do cliente.
g) Schedule: De 5S até 80S e de 10 até XXS.
h) Acabamento Superficial: Conforme necessidade do cliente.