COBRE NÍQUEL

Cuproníquel ou cobre-níquel é uma liga de cobre que contém níquel e elementos de reforço, tais como ferro e manganês. O Cobre-Níquel é altamente resistente à corrosão em água do mar, porque o seu potencial de eletrodo é ajustado para ser neutra em relação à água salgada.

Por volta de 1920, uma liga de cobre-níquel 70-30 foi desenvolvida para condensadores na indústria naval. Logo depois, uma liga de 2% de manganês e de 2% de ferroliga também foi desenvolvido para uma estação de energia do Reino Unido que precisava de uma melhor resistência a erosão, devido aos níveis de areia de arrasto na água do mar.

A liga de 90-10 se tornou disponível em 1950, inicialmente para a tubulação de água do mar, e agora é a liga mais utilizada.

Na água do mar, as ligas têm excelentes taxas de corrosão que permanecem baixos enquanto a velocidade de fluxo de projeto não seja ultrapassada. Esta velocidade depende da geometria e diâmetro do tubo.

Elas têm alta resistência à corrosão , fissuração por corrosão e fragilização pelo hidrogênio que pode ser problemático para os sistemas de outras ligas. O Cobre-níquel forma naturalmente uma fina camada protetora sobre as primeiras semanas de exposição à água do mar e isso proporciona a sua resistência em curso.

Além disso, esta liga têm uma resistência a bioincrustação elevado inerente à penhora por “macrofoulers” (por exemplo, algas marinhas e moluscos) que vivem na água do mar. Para usar essa propriedade para o seu pleno potencial, a liga precisa ser livre dos efeitos isolados ou de qualquer forma de proteção catódica.

No entanto, cobre-níqueis pode mostrar altas taxas de corrosão em água do mar poluída ou estagnada quando sulfetos ou amônia estão presentes. É importante, portanto, evitar a exposição a tais condições, particularmente durante o comissionamento e volte ao passo que os filmes de superfície estão amadurecendo. Sulfato ferroso para administração de sistemas de água do mar pode oferecer maior resistência.

Como cobre e ligas de níquel com o outro com facilidade e têm estruturas simples, as ligas são dúcteis e de fácil fabricação. Resistência e dureza para cada liga individual é aumentada pelo trabalho a frio, não são endurecidos por tratamento térmico. Junção de 90-10 (C70600) e 70-30 (C71500) é possível tanto por soldadura ou brasagem. Ambos são soldáveis pela maioria das técnicas, mas autógeno (sem consumíveis de soldagem solda) ou oxi-acetileno métodos não são recomendados. 70-30, em vez de 90-10 consumíveis de soldagem são normalmente preferidos para ambas as ligas e sem tratamento térmico pós-soldagem é necessária. Eles também podem ser soldados diretamente ao aço proporcionando uma solda de cobre 65% de níquel-consumível é usado para evitar os efeitos de diluição de ferro. Brasagem requer ligas de soldadura apropriada base de prata. A liga C71640 tende a ser utilizado como tubulação sem emenda e ampliado, em vez de soldadas na placa do tubo.