TITÂNIO

O titânio é o nono elemento mais abundante na crosta da Terra e o quarto metal mais comumente usado estruturais. Na natureza, ocorre apenas como um mineral (minério) em combinação com oxigênio ou de ferro (rutilo, TiO 2, ou ilmenite, FeTiO 3). O titânio é um material leve, cuja densidade é de aproximadamente 60 por cento do aço e 50 por cento de níquel e ligas de cobre.

Foi reconhecido em 1950 como um material desejável para aplicações, especialmente de estruturas aeroespaciais e componentes do motor. Na década de 1960 e 1970, o titânio foi considerado para o uso em vasos e trocadores de calor em ambientes corrosivos processo químico. As aplicações típicas incluídas marinho, refinarias, papel e celulose, produção de cloro e clorato, hidrometalurgia, e vários outros oxidantes e suavemente reduzindo serviços químicos.

Na década de 1980 e 1990, titânio começou a ser usado para muitas aplicações não tradicionais, incluindo produtos tubulares para a extração de energia geotérmica e produção de petróleo e gás, bens de consumo (tais como equipamentos esportivos), processamento de alimentos, os implantes biomédicos, e componentes automotivos.

Propriedades do titânio
O titânio é bem conhecido por sua combinação única de propriedades, que incluem baixo módulo de elasticidade, película de óxido estável e firme (que fornece excelente resistência à corrosão e erosão), e uma relação de força de alta densidade. Quanto à conformação, titânio pode ser dobrado, a frio. Além disso, as ligas de titânio mais industrial não requerem alívio de tensões recozimento após conformação a frio.

Tubo Titanium e Pipe – Tipos e Usos
Titânio Grau 2 é considerado o carro-chefe da família de titânio e é adequada para a maioria das aplicações. Se maior resistência à corrosão é necessária, tubos soldados podem ser produzidos nas classes 7, 12, 16 ou 26 de acordo com a norma ASTM B-338. Se a maior força é necessária, a tubulação graus 3 e 12 estão disponíveis.